Artigo de Drª Elisa Gabriela Gudinho Gomes - Nutricionista
Existe uma ligação natural entre a nutrição e o exercício; atividades físicas em geral aumentam no organismo humano a utilização, e consequentemente, a necessidade de energia e nutrientes, além de inúmeras substâncias químicas que participam da utilização destes, pelo corpo. Então a nutrição apropriada constitui o alicerce para o desempenho físico: ela proporciona o combustível para o trabalho biológico e a matéria-prima para o reparo de células desgastadas, bem como para formar novos tecidos.
Um desempenho atlético aprimorado está fortemente associado a modificações dietéticas. É muito comum indivíduos dedicarem tempo, esforços e dinheiro tentando melhorar seu desempenho atlético, seja ele ganho de massa muscular, perda de peso, definição corporal, velocidade, ou outro objetivo buscado. O que infelizmente acontece é que muitas vezes esses indivíduos são mal orientados, por colegas, amigos, conhecidos ou até mesmo profissionais da área da saúde e do esporte, mas sem nenhuma formação e estudo na área da nutrição; os resultados na maioria das vezes são insatisfatórios ou mesmo prejudiciais à saúde e se caracterizam por práticas nutricionais inadequadas às particularidades do indivíduo. Podem acontecer até mesmo consequências graves e irreversíveis como lesões nos rins, fígado, coração, articulações, etc., levando o atleta a parar seus treinos por longos períodos a fim de recuperar a saúde ou incapacitá-lo totalmente, e até mesmo causar a morte.
Inúmeros fatores podem levar os atletas mal orientados a ter consequências indesejáveis: uso de suplemento inadequado ao tipo de treinamento ou ao resultado que ele está buscando, dosagem incorreta ao consumir suplementos, erros alimentares (falta ou excesso de nutrientes específicos), problemas de saúde ainda não identificados que podem ser agravados pelo consumo de certos suplementos, interação entre medicamentos e suplementos nutricionais, entre outros.
A grande verdade é que indivíduos fisicamente ativos têm necessidades nutricionais que podem ser facilmente supridas pela ingestão regular de uma dieta nutricionalmente balanceada. Isso quer dizer que uma dieta ótima, ideal supre os nutrientes necessários em quantidades suficientes para a manutenção, reparo e crescimento dos tecidos, sem uma ingestão excessiva. O uso de suplementos nutricionais só deveria ser feito por atletas que fazem treinos intensos diariamente visando à competição. Mas na ânsia de resultados imediatos e evidentes, muitos indivíduos ativos buscam o uso destes produtos aliado ao seu treinamento. O ideal é que este uso seja feito de maneira bem orientada e conduzida por um profissional capacitado que não só irá prescrever o uso dos suplementos na dose e composição corretas, mas também fará um trabalho de reeducação alimentar que complementa e otimiza os resultados, buscando a manutenção da saúde e qualidade de vida, prevenindo doenças futuras e proporcionando um desempenho físico excelente.
muito boa explicação
ResponderExcluirexcelente profissional